Dr. Fernando Giovanella

Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial

Mestre em Implantodontia

Blog

IMPLANTES COM CARGA IMEDIATA – resultados rápidos e seguros

Implantes dentários

A maneira como os implantes dentários são instalados tem evoluído muito na última década, principalmente no que tange a técnica cirúrgica e aos materiais utilizados. Hoje os passos cirúrgicos, desde a anestesia até a inserção do implante, tornaram-se muito mais rápidos e menos traumáticos, culminando em um melhor pós-operatório para os pacientes.

O tratamento da superfície do implante, do ponto de vista microscópico, também foi submetido a grandes mudanças, passando de uma superfície lisa para uma superfície rugosa, otimizando a taxa de sucesso. Outro aspecto que evoluiu muito foi a macro geometria (desenho) do implante o qual proporcionaram um melhor travamento do implante no leito ósseo. Essa mudança possibilitou desenvolvimento de uma técnica no qual se reduziu muito o tempo de tratamento – técnica da CARGA IMEDIATA.

No início da implantodontia os implantes dentários eram realizados sempre através de 2 etapas. Na primeira etapa, o implante era instalado no osso e se esperava por volta de 4 a 6 meses para que houvesse a ossificação do implante, processo o qual se chama osseointegração. Somente após este período, era possível fazer a instalação das coroas dentárias sobre os implantes. Acontece que nesta época era comum o implante ser instalado sem um travamento adequado. Isso porque se criava um leito no osso do mesmo tamanho do diâmetro do implante e ainda se usada uma broca macho de rosca para criar o caminho para o implante ser instalado. Com a evolução da técnica e materiais, atualmente criamos leitos muito menores do que o diâmetro do implante, desse modo o implante fica mais justaposto e expande e compacta o osso circunvizinho. Isso só é possível, pois o desenho atual da maioria dos implantes é planejado para que tenham uma ação autorosqueante e apresentam maior resistência mecânica para suportar essa pressão. O resultado disso é uma cirurgia mais rápida e menos traumática, e um travamento do implante muito superior. Este travamento é passível de ser mensurado com dispositivos cirúrgicos, e quando se atinge um valor maior que 35Ncm, é possível realizar a  CARGA IMEDIATA, isto é, a instalação dos dentes (provisórios ou definitivos) no mesmo dia, não necessitando aguardar o período de osteointegração.

Implantes que otimizam o travamento

Essa técnica possui ampla comprovação científica1-5 com alta taxa de sucesso e é utilizada de maneira rotineira na maioria dos casos, porém, para que se obtenha êxito, é necessário obedecer alguns parâmetros para seleção de pacientes e situações clínicas, devendo ser utilizada com critério e por cirurgiões com formação sólida em cirurgia e implantodontia.

 

Referências.

1.             Balshi SF, Wolfinger GJ, Balshi TJ. A prospective study of immediate functional loading, following the Teeth in a Day protocol: a case series of 55 consecutive edentulous maxillas. Clin Implant Dent Relat Res. 2005;7(1):24-31.

2.             Balshi SF, Wolfinger GJ, Balshi TJ. A retrospective analysis of 110 zygomatic implants in a single-stage immediate loading protocol. Int J Oral Maxillofac Implants. 2009 Mar-Apr;24(2):335-41.

3.             Balshi TJ, Wolfinger GJ, Wulc D, Balshi SF. A prospective analysis of immediate provisionalization of single implants. J Prosthodont. 2011 Jan;20(1):10-5.

4.             Li W, Chow J, Hui E, Lee PK, Chow R. Retrospective study on immediate functional loading of edentulous maxillas and mandibles with 690 implants, up to 71 months of follow-up. J Oral Maxillofac Surg. 2009 Dec;67(12):2653-62.

5.             Nikellis I, Levi A, Nicolopoulos C. Immediate loading of 190 endosseous dental implants: a prospective observational study of 40 patient treatments with up to 2-year data. Int J Oral Maxillofac Implants. 2004 Jan-Feb;19(1):116-23.

Voltar ao topo